![[Exacta] Logo Completa - Branca_edited.p](https://static.wixstatic.com/media/2d641f_ee8f7b66b41a47c8af303cc1b0b33136~mv2.png/v1/fill/w_129,h_101,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BExacta%5D%20Logo%20Completa%20-%20Branca_edited_p.png)

ANEURISMA
O que são
Um aneurisma ocorre quando a parede de uma artéria enfraquece e se dilata. O tipo mais frequente é o aneurisma de aorta abdominal. Ele pode evoluir silenciosamente e, se romper, pode causar hemorragia interna grave.
Sintomas
A maioria não dá sinal algum até atingir tamanho crítico. Quando há manifestação, o paciente descreve dor abdominal ou lombar intensa e pulsátil, sensação de massa batendo no abdome, tontura ou queda de pressão — indícios de risco iminente de ruptura.
Variações e Riscos
Aneurismas podem aparecer na aorta torácica, abdominal, nas artérias viscerais, ilíacas, femorais ou poplíteas. Quanto maior o diâmetro, maior a chance de romper. Tabagismo, hipertensão e histórico familiar aceleram o crescimento.
Como Resolvemos na Exacta
Para melhor avaliação dos aneurismas, pode ser realizada uma tomografia computadorizada de alta resolução para medir o aneurisma e planejar a intervenção. Dilatações pequenas exigem apenas acompanhamento semestral. Acima de certo limite indicamos reparo, seja por cirurgia convencional ou técnicas endovasculares.
Anomalias muito complexas podem requerer cirurgia aberta, executada em centro cirúrgico equipado. Depois do procedimento o paciente segue em acompanhamento anual para monitorar o pós operatório e controlar fatores de risco como pressão, colesterol e tabagismo.


