![[Exacta] Logo Completa - Branca_edited.p](https://static.wixstatic.com/media/2d641f_ee8f7b66b41a47c8af303cc1b0b33136~mv2.png/v1/fill/w_129,h_101,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BExacta%5D%20Logo%20Completa%20-%20Branca_edited_p.png)

DOENÇA ARTERIAL
OBSTRUTIVA PERIFÉRICA
(DAOP)
O que é
A DAOP se instala quando placas de gordura se depositam e estreitam as artérias das pernas, diminuindo a oferta de sangue aos músculos. O primeiro sinal costuma ser dor ou cãibra na panturrilha durante a caminhada — fenômeno chamado claudicação intermitente — que melhora após poucos minutos de repouso.
Sintomas
Além da dor ao caminhar, os pés podem ficar frios, com queda de pelos, unhas quebradiças e feridas que não cicatrizam. Em estágios avançados, a falta de circulação provoca dor mesmo em repouso e até feridas de difícil cicatrização, podendo colocar o membro em risco de amputação.
Variações e Riscos
O bloqueio pode acontecer em qualquer artéria, sendo mais comum nas artérias das pernas. Tabagistas, diabéticos e hipertensos evoluem mais rápido para formas graves.
Como Resolvemos na Exacta
Confirmada a doença com anamnese e exame físico, é solicitado um ultrassom com Doppler ou angiotomografia para localizar e melhor avaliar as obstruções. O tratamento inclui cessar tabagismo, reeducação alimentar, controle rigoroso de diabetes e hipertensão e um programa de caminhadas supervisionadas, além de terapia medicamentosa.
Quando indicado, pode ser realizado o tratamento com angioplastia com balão ou stent pelo método endovascular, restabelecendo o fluxo. Obstruções longas podem necessitar de ponte (bypass) cirúrgico.


