![[Exacta] Logo Completa - Branca_edited.p](https://static.wixstatic.com/media/2d641f_ee8f7b66b41a47c8af303cc1b0b33136~mv2.png/v1/fill/w_129,h_101,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BExacta%5D%20Logo%20Completa%20-%20Branca_edited_p.png)

DOENÇA CAROTÍDEA
O que é
As artérias carótidas, situadas no pescoço, levam sangue rico em oxigênio ao cérebro. Quando placas de gordura se acumulam na parede interna, o calibre diminui, formando a doença carotídea e elevando o risco de AVC isquêmico.
Sintomas
Na maioria das vezes não há sintoma algum até que ocorra um mini-AVC e temporário (Ataque Isquêmico Transitório - AIT) ou um AVC de fato. Alguns pacientes referem tonturas, perda temporária de visão ou formigamento em um lado do corpo — sinais de que o fluxo cerebral já está comprometido.
Variações e Riscos
Estreitamentos leves podem progredir rápido em fumantes, diabéticos e hipertensos. O tratamento vai depender dos sintomas e do quanto essas placas estão bloqueando a passagem de sangue para o cérebro.
Como Resolvemos na Exacta
O diagnóstico começa com ultrassom com doppler de carótidas, exame indolor que mede o grau de obstrução. Para estenoses moderadas recomendamos ajustes de estilo de vida e medicamentos que estabilizam a placa de gordura. Quando a estenose é severa ou já provocou sintomas, indicamos endarterectomia — remoção cirúrgica da placa — ou angioplastia com stent, realizada por técnica endovascular.


